MODELAGEM POR EQUAÇÕES ESTRUTURAIS: CONCEITOS E APLICAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2003V2N2ART27Palavras-chave:
Construtos, Modelagem, Equações estruturais, Marketing, Pesquisa quantitativaResumo
Buscando vantagem competitiva e melhor produtividade, pesquisadores e organizações estão usando mais e mais os resultados das pesquisas em seus processos de tornada de decisão. As técnicas quantitativas têm sido aplicadas para modelar a realidade e buscar a previsibilidade. Apesar das restrições acadêmicas de urna visão de ciência extremamente positivista, a Estatística deve ser considerada essencial às pesquisas de marketing. Ne.sse contexto, há o uso crescente de urna nova ferramenta que possibilita verificar se os dados coletados mostram evidências de que realmente se comportam como o modelo idealizado e testado. Tal ferramenta é denominada modelagem por equações estruturais. O objetivo principal deste artigo é apresentar uma revisão teórica dessa técnica. Apesar de seu fascínio, a modelagem por equações estruturais deve ser usada de acordo com o problema de pesquisa previamente definido.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.