MODELAGEM POR EQUAÇÕES ESTRUTURAIS: CONCEITOS E APLICAÇÕES

Auteurs-es

  • Marlusa Gosling UFMG
  • Carlos Alberto Gonçalves UFMG

DOI :

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2003V2N2ART27

Mots-clés :

Construtos, Modelagem, Equações estruturais, Marketing, Pesquisa quantitativa

Résumé

Buscando vantagem competitiva e melhor produtividade, pesquisadores e organizações estão usando mais e mais os resultados das pesquisas em seus processos de tornada de decisão. As técnicas quantitativas têm sido aplicadas para modelar a realidade e buscar a previsibilidade. Apesar das restrições acadêmicas de urna visão de ciência extremamente positivista, a Estatística deve ser considerada essencial às pesquisas de marketing. Ne.sse contexto, há o uso crescente de urna nova ferramenta que possibilita verificar se os dados coletados mostram evidências de que realmente se comportam como o modelo idealizado e testado. Tal ferramenta é denominada modelagem por equações estruturais. O objetivo principal deste artigo é apresentar uma revisão teórica dessa técnica. Apesar de seu fascínio, a modelagem por equações estruturais deve ser usada de acordo com o problema de pesquisa previamente definido.

Bibliographies de l'auteur-e

Marlusa Gosling, UFMG

Carlos Alberto Gonçalves, UFMG

Téléchargements

Publié-e

31/12/03

Numéro

Rubrique

Artigos