MODELAGEM PARA AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES DA INDÚSTRIA LATICINISTA
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2017V16N1ART3765Palavras-chave:
Avaliação de fornecedores, Vantagem competitiva, Setor de laticíniosResumo
A indústria de alimentos é uma das mais tradicionais estruturas produtivas atuantes no Brasil, representou em 2009 quase 10% do PIB e 20% das exportações totais nacionais. Em 2009, o setor de laticínios estava entre os quatro principais setores desta indústria e, chegou a alcançar em 2001 a segunda posição no setor, quando atingiu quase 10% do faturamento total da indústria de alimentos. O estudo propõe uma modelagem para avaliação de desempenho dos fornecedores deste setor, os quais têm impacto direto na sua produção. A aplicação ocorreu em uma das maiores indústrias de processamento de leite da América Latina, por meio de uma pesquisa-ação, e, posteriormente, de uma análise multicritério, com foco no atendimento aos requisitos de normas internacionais de padronização. A modelagem mostrou-se adequada e satisfatória. Os resultados obtidos puderam ser utilizados como base à tomada de decisão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.