Fatores facilitadores da comunicação no processo estratégico: estudo multicaso em organizações de sucesso
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2005V4N1ART39Palavras-chave:
competitividade, estratégia, comunicaçãoResumo
Esta pesquisa procurou identificar fatores que interferem como facilitadores da comunicação interpessoal, quando da formulação e implementação de decisões estratégicas, em duas organizações de sucesso empresarial, uma cooperativa agropecuária e uma indústria de alimentos. Os dados secundários foram obtidos de documentos das empresas. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas com uso de roteiro semi-estruturado, realizadas com 20 stakeholders internos e externos, dirigentes do nível estratégico e tático. A análise, documental e de conteúdo, foi realizada por meio de procedimentos descritivo-qualitativos. Os dados revelaram: (a) a experiência funcional adquirida pelo tempo de serviço auxilia na comunicação; (b) há coleta sistemática de informações e comunicações; (c) há legitimidade na fonte de referência; (d) a comunicação, de acordo com a necessidade, ocorre de maneira informal e formal; (e) há intercâmbio e interação constante entre os participantes; (f) a comunicação gerencial depende das práticas administrativas, empresariais e dos estilos gerenciais. Outros aspectos intervenientes estão descritos nas considerações finais deste trabalho e nas recomendações de estudos futuros.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.