Fatores facilitadores da comunicação no processo estratégico: estudo multicaso em organizações de sucesso
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2005V4N1ART39Keywords:
competitividade, estratégia, comunicaçãoAbstract
Esta pesquisa procurou identificar fatores que interferem como facilitadores da comunicação interpessoal, quando da formulação e implementação de decisões estratégicas, em duas organizações de sucesso empresarial, uma cooperativa agropecuária e uma indústria de alimentos. Os dados secundários foram obtidos de documentos das empresas. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas com uso de roteiro semi-estruturado, realizadas com 20 stakeholders internos e externos, dirigentes do nível estratégico e tático. A análise, documental e de conteúdo, foi realizada por meio de procedimentos descritivo-qualitativos. Os dados revelaram: (a) a experiência funcional adquirida pelo tempo de serviço auxilia na comunicação; (b) há coleta sistemática de informações e comunicações; (c) há legitimidade na fonte de referência; (d) a comunicação, de acordo com a necessidade, ocorre de maneira informal e formal; (e) há intercâmbio e interação constante entre os participantes; (f) a comunicação gerencial depende das práticas administrativas, empresariais e dos estilos gerenciais. Outros aspectos intervenientes estão descritos nas considerações finais deste trabalho e nas recomendações de estudos futuros.Downloads
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