A DINÂMICA DA CRIAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2006V5N1ART66Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, Aprendizagem, Gestão organizacional, Liderança.Resumo
Este artigo enfoca os principais conceitos relativos absorção, formalização, distribuição, aplicação, geração e gestão do conhecimento. Todas essas etapas são importantes na formação de uma organização que aprende, pois aplicar tenderá a propiciar inovações organizacionais. O design desta pesquisa é do tipo levantamento, o método o estudo de caso e os meios de investigação o modelo de pesquisa de campo. Fez-se também a investigação documental, através de análise de documentos organizacionais. A abordagem metodológica foi qualitativa. A população compreendeu todos os empregados da empresa Gama de São Paulo. A amostragem foi não probabilística ou proposital, qual não foram inferidos procedimentos estatísticos. Os dados coletados foram os primários, obtidos através de entrevistas semi-estruturadas. O tratamento dos dados foi feito de forma descritiva e interpretativa, devido abordagem qualitativa adotada. Como exemplificação apresenta-se um estudo de caso onde as etapas de gestão do conhecimento podem ser observadas de forma analítica e conceitual, denotando um caso nacional de utilização da gestão do conhecimento.Downloads
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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