INTENÇÃO DE COMPRA EM SOCIAL COMMERCE

ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DO COMPORTAMENTO DE APRENDIZAGEM DO CONSUMIDOR

Autores

Resumo

Baseado na teoria da aprendizagem social, o presente trabalho desenvolveu um modelo de pesquisa para examinar o comportamento de aprendizagem dos consumidores a partir dos principais Componentes do Social Commerce (CSC) e aprendizagem observacional, e assim analisar a influência sobre a confiança na plataforma, intenção de compra e intenção de boca-a-boca. Para cumprimento dos objetivos desse trabalho foi realizado uma survey com 162 respondentes, e utilizando-se da Modelagem de Equações Estruturais como método de análise dos dados. Os resultados sugerem que a variável aprendizagem observacional apresenta influência sobre a variável confiança na plataforma, bem como a confiança na plataforma de Social Commerce apresenta efeitos positivos sobre as variáveis intenção de compra e intenção de boca-a-boca. Ademais, contrariando as expectativas do presente estudo, os resultados sugerem que as dimensões de aprendizagem a partir dos principais CSC não apresentam influência significante sobre a variável confiança.

Biografia do Autor

Edilson Oliveira Mesquita , Universidade Estudal Do Ceará

Graduado em administração pela Universidade Estadual do Ceará (2017) e mestre em Administração pela mesma instituição (2020) . É empreendedor.

Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gomes , Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorado em Administração de Empresas (Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice, 1992), Mestre em Administração e Mestrado Profissional em Marketing (Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice, 1987 e 1986). Professora do programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará (PPGA UECE). 

Ezequiel Alves Lobo, Universidade Estadual do Ceará/Professor da graduação em Administração (CESA)

Graduado em Administração pela Universidade de Fortaleza (2017), Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2020). Professor do curso de graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará (CESA).

Downloads

Publicado

23/08/21

Edição

Seção

Artigos