Ir à loja da esquina não é sair do isolamento? O consumo no varejo da vizinhança no contexto de pandemia
Resumo
O presente estudo investiga a relação entre ambiente de loja e intenção de recompra durante um contexto de crise sanitária em varejo de vizinhança, em especial o efeito moderador do risco psicológico e a mediação paralela de imagem de loja e percepção de controle do indivíduo. Uma survey online sobre ida às compras em loja de bairro com 689 respondentes foi aplicada durante o início de 2021 e analisada via modelagem de equações estruturais. Resultados indicam variação comportamental em razão do cenário de pandemia, visto que o ambiente de loja confortável, limpo e espaçoso gera uma menor sensação de risco de contaminação, maior sensação de controle e imagem mais positiva da loja que culminam na maior probabilidade de retorno do cliente. Destaca-se possível alteração de característica do momento de compra, no sentido de as compras de conveniência em varejos de vizinhança, mesmo que funcionais, passarem a englobar aspectos hedônicos.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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