TRAÇOS DE PERSONALIDADE E MOTIVAÇÕES PARA JOGAR WORLD OF WARCRAFT
Resumo
Os jogadores de MMORPGs jogam por diversos fatores, sendo estes por socialização, conquistas, imersão, liderança e independência. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação dos traços de comportamento com os fatores para jogar o MMORPG World of Warcraft, no Brasil. A contribuição desta pesquisa científica reside na identificação da relação entre a personalidade do indivíduo e os fatores dentro do jogo, e da indentificação de implicações para a gestão desse tipo de negócio. Sendo assim, um formulário foi aplicado em uma amostra (n322) de jogadores brasileiros do game. O instrumento foi construído em duas partes, sendo uma sobre os traços de personalidades do Big Five e, a segunda, sobre as motivações para jogar um MMORPG, totalizando 83 questões. Regressões lineares para cada motivação e os traços de personalidades foram feitas para identificar as relações entre os traços de personalidade e as motivações. Com os resultados da análise, recomenda-se empresas de jogos, dessa modalidade, analisem os aspectos de interrelação entre os traços de personalidade e motivações de jogo na criação das publicidades, assim como em análise das experiências do consumidor com base em cada fator para se jogar, no desenvolvimento dos games.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.