JORNAL ONLINE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM LINGUAGEM ACESSÍVEL PARA A POPULAÇÃO
Keywords:
Ciência e Tecnologia, Divulgação Científica, Jornal OnlineAbstract
The dissemination of Science and Technology to the population in accessible language is necessary and desirable in order to encourage critical thinking and engagement in the fight for education and scientific research in Brazil. The present work consisted of creating an online journal for this purpose, publishing texts about innovations and scientific discoveries, interviews with researchers and texts about Brazilian research institutions. The site's statistics revealed a good performance with a percentage better than 5% in unique visitors, 23% in session duration, 77% in bounce rate, 74% in regular visitors, 52% in organic search and 91% in social networks when compared to other sites in the same category. Praise was received from readers and they positively evaluated the journal and the text formats covered. Scientific divulgation is an important tool for combating misinformation and can act as a catalyst in awakening the population's interest in Science and Technology and in the process of scientific literacy.
References
M. (2021, 12 de outubro). O Estado da Ciência no Mundo. 3M State of Science Index. https://curiosidad.3m.com/blog/pt/wp-content/uploads/2021/07/o-estado-da-ciencia-no-mundo.pdf
Agência Senado. (2024, 22 de março). Em pauta no Senado, inovação exige mais investimentos. Senado Notícias. https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/03/22/em-pauta-no-senado-inovacao-e-desenvolvimento-demandam-mais-investimentos#:~:text=%E2%80%94%20O%20Brasil%20hoje%2C%20apesar%20de,%C3%A0s%20pequenas%20e%20m%C3%A9dias%20empresas
Bueno, W. C. (2018). A divulgação científica no universo digital: o protagonismo dos portais, blogs e mídias sociais. In C. Porto, K. E. Oliveira, & F. Rosa (Orgs.), Produção e difusão de ciência na cibercultura: narrativas em múltiplos olhares (1ª ed., pp. 55-67). Editus.
Castelfranchi, Y. (2008). As Serpentes e o Bastão: tecnociência, neoliberalismo e inexorabilidade [Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas]. Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp. https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/427843
Castelfranchi, Y., Vilela, E., Corrieri, A. C., Costa, E., Lacerda, F., Moreira, I. de C., Massarani, L., Simões, S., & Fagundes, V. (2016). Os mineiros e a ciência: primeira pesquisa do Estado de Minas Gerais sobre percepção pública da ciência e tecnologia (1ª ed.). Kma. https://www.fafich.ufmg.br/incite/wp-content/uploads/2018/07/OS-MINEIROS-E-A-CI%C3%8ANCIA-comprimido.pdf
CGEE. (2025). Percepção da C&T. CGEE - Brasília. https://www.cgee.org.br/web/percepcao/downloads
CGEE. (2019). Percepção pública da C&T no Brasil. CGEE Resumo executivo - Brasília. https://www.cgee.org.br/documents/10195/4686075/CGEE_resumoexecutivo_Percepcao_pub_CT.pdf
CNPq. (1987). O que o brasileiro pensa da ciência e da tecnologia? CNPq - Rio de Janeiro. http://semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/907.html
Da Silva, V. M. (2020). O letramento científico na escola básica : situação atual e perspectivas [Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. LUME Repositório Digital da UFRGS. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/219147.
Dos Santos, M. E. V. M. (2009). Ciência como cultura: paradigmas e implicações epistemológicas na educação científica escolar. Química Nova, 32(2), 1-10. https://doi.org/10.1590/S0100-40422009000200043
Ferreira, I. T. (2023). Estratégias Discursivas Para A Comunicação Científica: Dilemas Entre O Jargão E A Metáfora. Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação, 17(2), 1-15. https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/download/213983/200877/667250
Fiocruz. (2025). Introdução à Divulgação Científica (MOOC). Fiocruz: Campus Virtual. https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/divulgacao-cientifica-mooc
Instituto Butantan. Após registro da Anvisa, vacina da dengue do Butantan poderá ser oferecida gratuitamente pelo SUS. Portal do Butantan. https://butantan.gov.br/noticias/apos-registro-da-anvisa-vacina-da-dengue-do-butantan-podera-ser-oferecida-gratuitamente-pelo-sus#:~:text=Sobre%20a%20vacina%20do%20Butantan&text=Em%20dois%20anos%20de%20acompanhamento,73%2C6%25%2C%20respectivamente
Leonardo Júnior, C. S. (2023) Uma Revisão Bibliográfica Sobre Aspectos Ontológicos E Epistemológicos Da Ciência: A Importância Da Concepção De Mundo Para A Educação Em Ciências. Ensino Pesquisa em Educação em Ciências, 25, 1-12. https://doi.org/10.1590/1983-21172022240162
Lorenzetti, C. S., Raicik, A. C., & Damasio, F. (2021) Divulgação Científica: Para quê? Para quem? — Pensando sobre a História, Filosofia e Natureza da Ciência em uma Revisão na Área de Educação Científica no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 21, 1-27. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u14871513
Massarani, L., Castelfranchi, Y., Fagundes, V., & Moreira, I. de C. (2021). O que os jovens brasileiros pensam da ciência e da tecnologia? (1ª ed.). Fiocruz/COC. https://www.inct-cpct.ufpa.br/wp-content/uploads/2021/02/LIVRO_final_web_2pag.pdf
Minas Gerais. (2025). Ecossistema Mineiro de PD&I. Secretaria de Desenvolvimento Econômico. https://desenvolvimento.mg.gov.br/inicio/projetos/projeto/1140
Moraes, B., Caires, L., & Fontes, H. (2017, 25 de setembro). Pesquisa revela que brasileiro gosta de ciência, mas sabe pouco sobre ela. Jornal da UNICAMP. https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2017/09/25/pesquisa-revela-que-brasileiro-gosta-de-ciencia-mas-sabe-pouco-sobre-ela
Prates, M. (2019). Levantamento revela que 70% dos jovens têm interesse em ciência e tecnologia. Universidade Federal de Minas Gerais - Pesquisa e Inovação. https://ufmg.br/comunicacao/noticias/levantamento-revela-que-70-dos-jovens-tem-interesse-em-ciencia-e-tecnologia#:~:text=Os%20resultados%20mostram%20que%20quase,durante%20entrevista%20ao%20programa%20Conexões.
Santos, C. (2025, 16 de janeiro). Brasil tem 69 universidades federais; conheça cada uma. CNN Brasil. https://www.cnnbrasil.com.br/educacao/brasil-tem-69-universidades-federais-conheca-cada-uma/
SBPC. (2023, 20 de junho). Diversidade na ciência: a necessidade de borrar fronteiras. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. https://portal.sbpcnet.org.br/noticias/diversidade-na-ciencia-a-necessidade-de-borrar-fronteiras/#:~:text=A%20diversidade%20na%20ci%C3%AAncia%20abre,para%20fazer%20a%20ci%C3%AAncia%20avan%C3%A7ar.
Watanabe, G. (2024). Desigualdade social, divulgação científica e ensino de física: caminhos para reflexão. Revista Ensino em Debate, 3, e2024015. https;//doi.org/10.21439/2965-6753.v3.e2024015
Zanon, D. A. V., & De Freitas, D. (2007). A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Ciências & Cognição, 10, 1-8. https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212007000100010
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista de Administração FACES Journal

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.