ESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS E DESEMPENHO EXPORTADOR NO SETOR MOVELEIRO PARANAENSE
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2013V12N3ART1178Keywords:
Gestão, Sustentabilidade, Desempenho Exportador, Setor moveleiroAbstract
O presente estudo objetiva compreender como as estratégias de gestão sustentável se relacionam com o desempenho exportador em uma empresa industrial de móveis planejados. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e adotou como método o estudo de caso. As estratégias sustentáveis foram analisadas com base nos modelos de Placet, Anderson, Fowler (2005) e Lacy et al. (2010), buscando-se compreender aspectos referentes a gestão ambiental, a responsabilidade social e a integração da sustentabilidade na estratégia empresarial. O desempenho exportador foi analisado a partir dos estudos de Papadopoulos e Martín (2010) que analisam o desempenho por meio da experiência internacional e das dimensões estratégica e econômica. Os principais resultados revelaram que a empresa possui preocupações com o meio ambiente, procurando utilizar insumos mais sustentáveis e investindo em inovação para melhorar seus processos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.