CONTROLADORIA NOS MESTRADOS EM CIÊNCIAS CONTABÉIS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2013V12N3ART1381Keywords:
Mestrado, Ciências Contábeis, Disciplina de Controladoria, Ementa, Conteúdo programáticoAbstract
O estudo objetiva analisar o conteúdo de ementas e programas da disciplina Controladoria dos cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil, mais especificamente dos mestrados em Ciências Contábeis e/ou Controladoria, recomendados pela CAPES, e associados à ANPCONT. Trata-se de estudo exploratório, de natureza qualitativa, utilizando-se da pesquisa documental para a coleta e da técnica Análise de Conteúdo para a análise dos dados. A maioria das informações foi obtida nos websites dos programas que incluem a disciplina em suas matrizes curriculares. A pesquisa revelou que a disciplina Controladoria está presente em 66% dos mestrados, e que se caracteriza pelo perfil híbrido no tocante a suas ementas e conteúdos programáticos. Entretanto, identificou-se em alguns projetos, 28 tópicos que convergem em três categorias predominantes (Aspectos fundamentais da Controladoria; Planejamento e estratégias operacionais; e Contabilidade e controle gerencial), fato que sugere para uma tendência de padronização do objeto de estudo da Controladoria.
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