DOES STRATEGIC PLANNING PAY?
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2013V12N3ART1844Keywords:
Planejamento estratégico, desempenho organizacional, bancosAbstract
Ainda existe muita controvérsia sobre o impacto do planejamento estratégico no desempenho das empresas. Este artigo investigou a relação entre os dois construtos em uma amostra de bancos operando no Brasil. Três dimensões de planejamento estratégico – importância, intensidade e sistematização – foram selecionadas e seu impacto sobre quatro medidas de desempenho foi avaliado. Efeitos diretos e mediados foram testados. Os resultados foram estatisticamente não significativos, mas tal não deve ser interpretado imediatamente como significando que planejamento não afeta o desempenho. O baixo poder do teste (em função do tamanho limitado da amostra), associado ao fato de que muitos bancos auto-reportaram níveis altos em diversas variáveis de planejamento (o que levou a pouca variação nas variáveis explicativas) sugere que os resultados devem ser interpretados com cautela.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.