CONFIANÇAS COGNITIVA, AFETIVA E COMPORTAMENTAL EM TROCAS BUSINESS-TO-CONSUMER
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2010V9N3ART199Keywords:
Confianças cognitiva, afetiva e comportamental. Intenções de lealdade.Abstract
A confiança tem sido amplamente abordada por diversas disciplinas como a sociologia, a psicologia, a economia e o marketing. Entretanto, após um exame do estado da arte da confiança, ainda vislumbram-se algumas lacunas no conhecimento deste construto. Um destes hiatos é em relação às dimensões cognitiva, afetiva e comportamental da confiança, amplamente ignoradas pelos pesquisadores, que consideram na maioria das vezes, apenas a dimensão cognitiva. Todavia, a dimensão afetiva é uma importante já que se trata de relações interpessoais entre consumidores e organizações, e a dimensão comportamental perece ser importante qualquer que seja a natureza da troca. Este ensaio teórico se propõe a investigar as dimensões afetiva, cognitiva e comportamental da confiança no contexto business-to-consumer bem como explorar suas possíveis relações as intenções de lealdade. Ao longo deste ensaio teórico são lançadas proposições que representam novas trilhas de pesquisa e, ao final do estudo, são feitas algumas considerações.Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.