BETWEEN CENTRALISATION AND DECENTRALISATION OF PRODUCT DEVELOPMENT IN MULTINATIONAL CORPORATIONS: RECENT TRAJECTORIES IN BRAZILIAN SUBSIDIARIES OF CAR ASSEMBLERS
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2004V3N1ART29Keywords:
Industria automobilísticaAbstract
O objetivo deste artigo é fazer uma análise acerca da natureza, volume e extensão das atividades de desenvolvimento de produtos realizadas pelas subsidiárias das montadoras de auto veículos instaladas no Brasil. Baseado em entrevistas junto a todas as montadoras de automóveis instaladas no Brasil, a primeira constatação é que essas empresas apresentam uma forte inclinação ao desenvolvimento de atividades ligadas à adaptação dos veículos às condições locais e ao desenho de derivativos de plataformas globais. Contudo, foi possível identificar uma recente e crescente tendência ao desenvolvimento local de produtos globais, sob coordenação da engenharia automotiva brasileira. Não obstante, este cenário tende a ser bastante heterogêneo, podendo ser identificadas distintas estratégias de produto entre as subsidiárias no Brasil, com diferentes implicações para a capacitação da engenharia automotiva brasileira.Downloads
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