VALOR PERCEBIDO DO LUXO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AUSTRÁLIA E BRASIL

Authors

  • Paula Marques Campanario Universidade Nove de Julho
  • Suzane Strehlaw Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2016V15N1ART3044

Abstract

Este artigo estuda as diferenças culturais sobre o valor percebido do consumidor frente a bens de luxo, comparando duas sociedades distintas: Brasil e Austrália. A pesquisa segue o modelo de estudos interculturais de Weidman et al. (2007). As variáveis latentes são o valor percebido nas dimensões financeira, funcional, social e individual. A presente pesquisa utiliza a análise multivariada (Partial Least Squares – PLS) para abordar o valor percebido  do luxo nos dois países. Os resultados mostram que a validade da proposição teórica sobre a relativa homegeneidade do valor percebido funcional, social e individual do luxo em estudos interculturais. O valor percebido do luxo na dimensão financeira demonstrou ter um papel relevante na diferenciação da apreciação de valores entre os países, resultado que difere na literatura especializada. A conclusão aponta que o valor percebido da dimensão financeira pode ter influência nos estudos interculturais sobre o consumo de luxo.

Author Biographies

Paula Marques Campanario, Universidade Nove de Julho

Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho

Suzane Strehlaw, Universidade Nove de Julho

Professora do Programa de Pós Graduação em Administração  da Universidade Nove de Julho

Published

05/07/16