DOCE VENENO: ANTECEDENTES DO CONSUMO DE BEBIDAS AÇUCARADAS POR ADOLESCENTES
Keywords:
Marketing social, Consumo de bebidas açucaradas, Jovens e adolescentes.Abstract
O estudo trata dos aspectos que influenciam os jovens e adolescentes a consumir bebidas açucaradas, emergindo o marketing social como ferramenta auxiliadora para disseminar informações sobre a saúde e as consequências oriundas do consumo de produtos deletérios. Com isso, diante do referencial teórico e para cumprimento do objetivo, conduziu-se um modelo estrutural, que teve suas relações mensuradas por mínimos quadrados parciais. Foram avaliadas seis hipóteses, que relacionavam a influência de práticas parentais, apoio da escola, pressões sociais, comportamento favorável à saúde, gosto por alimentos ultra processados e crenças atitudinais ao consumo de bebidas açucaradas. Foram aplicados 236 questionários com indivíduos entre 15 e 25 anos de idade no estado da Paraíba. Os resultados mostram que comportamento favorável à saúde, o gosto por alimentos ultra processados e as crenças atitudinais influenciam na decisão pelo consumo de bebidas açucaradas.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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