SETOR INDUSTRIAL BRASILEIRO: A CRISE AFETOU OS INVESTIMENTOS?
Keywords:
Gestão de estoques, Efeito crise, Desempenho financeiro, Investimentos, IndústriaAbstract
A gestão de estoques e decisões de investimentos contribuem estrategicamente para a maioria das empresas. Ambas exercem influência na maximização de valor e, portanto, na riqueza dos acionistas. O presente estudo objetiva identificar qual o impacto do efeito crise na gestão de estoques e nas decisões de investimentos na indústria brasileira. Para isto foram levantados dados de 349 indústrias de capital aberto listadas na B3 no período de 2010 a 2018, utilizando a análise em painel. Os resultados encontrados não demonstraram um efeito crise no estoque, mas este fato pode ser explicado pela complexidade de componentes relacionados ao resultado das empresas, que vão além dos níveis de estocagem. No que se refere a decisão de investimento, os anos de crise apresentaram efeito significativo e negativo. Esse resultado sugere que em anos de crise as decisões de investimento na indústria brasileira são reduzidas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.