MURO DE CONCRETO, TETO DE VIDRO E LABIRINTO
Metáforas que Revelam a Trajetória de Executivas Brasileiras em Cargos de Liderança
Abstract
O objetivo deste artigo é utilizar metáforas para entender a trajetória de executivas brasileiras no mercado de trabalho. Foram pesquisadas três metáforas que representam obstáculos que dificultam ou excluem mulheres de cargos de liderança: Muro de Concreto, Teto de Vidro e Labirinto de Barreiras. A partir dos conceitos apresentados por Eagly e Carli (2007), Hymowitz e Schellhardt (1986), e Dohadwala (2012), elaborou-se um roteiro para entrevistas em profundidade com seis executivas. Os principais obstáculos que essas mulheres enfrentam são as responsabilidades familiares, a discriminação no ambiente de trabalho e a falta de mentoria em suas carreiras. Conclui-se que, no contexto brasileiro junto às entrevistadas, apesar de existir um Labirinto na ascensão de mulheres a cargos de liderança, essa metáfora foi pouco percebida por elas. Dessa forma, os resultados da pesquisa sugerem a junção do conceito Labirinto de Barreiras com Teto de Vidro, denominando a metáfora de Labirinto de Vidro.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.