PARADOXO DA ESCOLHA: O NÚMERO DE OPÇÕES PARA MAXIMIZADORES E SATISFICERS
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2011V10N4ART1000Palabras clave:
Paradoxo da escolha. Excesso de opções. Escala de maximização. Processo decisório. Diferenças de gênero.Resumen
É comum a ideia de que mais opções representem um benefício para o consumidor, porém estudos têm demonstrado efeitos negativos do excesso de alternativas. A presente pesquisa investiga o impacto do número de opções na satisfação do consumidor. Além disso, busca uma relação com o perfi l do indivíduo, que pode ser maximizador (sempre quer o melhor) ou satisfi cer (pessoa que se contenta com o sufi cientemente bom). Para essas avaliações, foi realizado um estudo quase-experimental. O teste de hipóteses foi feito através de cenários em um experimento de laboratório, aplicado a 214 estudantes universitários. Os resultados apontam que os homens apresentam maior nível de maximização do que as mulheres, e que maximizadores preferem uma variedade ampla, enquanto satisfi cers julgam conjuntos com poucas ou muitas alternativas como adequados de forma equivalente. Em síntese, há indicação de que uma variedade extensa de opções pode ser benéfi ca para os homens e contraindicada para as mulheres.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista de Administração FACES Journal
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.