PRÁTICAS DE INCLUSÃO COMO INOVAÇÃO SOCIAL NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA

Autores/as

Palabras clave:

Inovação Social, Extensão, Inclusão Social

Resumen

O objetivo desse artigo é analisar as práticas de inclusão como ações de inovação social no Instituto Federal de Santa Catarina. Esta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso com abordagem qualitativa, coletou os dados através de pesquisa documental e entrevistas com os coordenadores, bolsista e alunos e pais ou responsáveis de alunos de três projetos de extensão dos campi do IFSC da grande Florianópolis. Os três projetos pesquisados apresentam características de Inovação Social, destacando-se novas ideias, necessidade social, empoderamento, bem-estar, transformação social e inclusão. Além de apresentar as características mencionadas, os resultados das entrevistas apontam para um crescimento pessoal dos bolsistas e servidores participantes do projeto, constatado por meio da empatia, da aprendizagem. Constatou-se, ainda, nos alunos dos projetos, a autonomia, o relacionamento interpessoal, fortalecimento de laços de solidariedade e colaboração nas relações sociais, qualidade de vida, que proporcionaram a inclusão digital, o desejo e a retomada dos estudos.

Biografía del autor/a

Greice Pereira da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), Especialização em violência domestica pela Universidade de São Paulo ( 2007), Mestrado em Administração – Unisul/SC (2023).

Gisele Mazon, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Doutora em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI (2017) com período sanduíche em Universidad de León. É professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado e Doutorado da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Foi coordenadora Institucional dos Programas de Iniciação Científica PIBIC/PIBITI, financiados pelo CNPq (2017-2024), e gestora institucional dos Grupos de Pesquisada da UNISUL entre os anos de 2017 a 2024. Atuou na Vice presidência de Estratégia Acadêmica, na Diretoria de Educação ao Longo da Vida do Grupo Ânima Educação (2021-2023) colaborando com a gestão das Políticas de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu em todas as 17 instituições de ensino do Ecossistema Ânima, incluindo a UNISUL. Participa do Comitê de avaliação de projetos de Iniciação Científica (2017-atual) e do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNISUL (2022-atual). É pesquisadora do grupo de pesquisa em Eficiência Energética, Estratégia e Sustentabilidade (Greens) e Grupo de Pesquisas em Empreendedorismo, Inovação e Gestão de Empresas GRUPEM da Unisul, e Estratégia Comportamental da UNINOVE. Bolsista Pesquisador do Instituto Ânima. Seu foco de pesquisa é nos estudos sobre ambiente organizacional, comportamento estratégico, capacidades organizacionais, cidades inteligentes e cidades sustentáveis.

Cintia Beatriz da Silveira Amaral, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2004) e especialização em Gestão dos Negócios Internacionais e Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Itajaí (2005). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Negócios Internacionais e em Organizações Não-Governamentais. Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).  

Beatriz Maier Silva, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Possui graduação em Turismo pela ASSESC - Associação de Ensino de Santa Catarina (2003), especialização em "Políticas e gestão em segurança pública" (2014) pela Universidade Estácio de Sá. Graduada no curso de Direito em 2020 (FASC - Faculdade de Santa Catarina). Atualmente é policial penal e Assistente Regional da Corregedoria - Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa.

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Publicado

20/12/24

Número

Sección

Artigos