PODER E TRABALHO: PRAZER OU SOFRIMENTO?
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2011V10N4ART1005Palabras clave:
Poder organizacional. Docência. Prazer e sofrimento.Resumen
Este estudo mensurou a correlação entre poder organizacional e vivências de prazer e sofrimento de docentes em duas instituições privadas de ensino superior (IPES) de Belo Horizonte. Foi desenvolvida pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, através de pesquisa de campo com 39 professores da IPES A e 39 da IPES B. Foram utilizados dois questionários validados: o questionário de Confi gurações de Poder Organizacional, e o Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA). Os resultados indicaram predominância das confi gurações de poder, missionária e sistema fechado, na IPES A, e autocracia e missionária, na IPES B. Também foi evidenciada percepção de prazer, de forma mais signifi cativa que sofrimento, nas duas IPES, confi rmando haver correlações signifi cativas entre confi gurações de poder e as vivências de prazer e sofrimento nas duas IPES pesquisadas.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.