ATRIBUTOS IMPORTANTES PARA O CONSUMIDOR DE AUTOMÓVEIS: CLASSIFICAÇÃO EM FUNÇÃO INSTRUMENTAL OU EXPRESSIVA
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2012V11N1ART1131Palabras clave:
Atributos. Consumidor. Automóveis. Função expressiva. Função instrumentalResumen
Este estudo tem como objetivos identifi car atributos importantes na compra de automóveis e classifi cá-los como tendo função instrumental ou expressiva. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, com 400 condutores de automóveis. Os atributos mais importantes foram: resistência, dirigibilidade, atendimento pós-venda, itens de conforto; os menos importantes foram: tamanho do porta-malas, modelo, marca, status. Por meio da análise fatorial, os atributos foram agrupados em sete fatores: 1) itens de conforto, espaço interno e itens de segurança - função instrumental; 2) atendimento pós-venda, qualidade e atendimento – função expressiva; 3) qualidade da ofi cina, preço da ofi cina, valorização de mercado - função expressiva; 4) resistência e dirigibilidade – função instrumental; 5) cor e modelo - função instrumental; 6) potência e poder – função instrumental e expressiva; 7) preço, porta-malas, marca – função instrumental e expressiva. Assim, conclui-se que há uma forte tendência de os atributos serem agrupados em fatores classifi cados com a mesma função.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.