PARTICIPAÇÃO DO CONSUMIDOR NO DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA LINUX: APLICAÇÃO DO 3M DE MOWEN
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2012V11N1ART1133Palabras clave:
Comportamento do consumidor. Prosumidor. Personalidade. 3M. LinuxResumen
Este trabalho investiga o prosumidor, indivíduo parte produtor, parte consumidor. Para entender seu comportamento, selecionou-se o 3M (Modelo Metateórico de Motivação e Personalidade), de Mowen (2000), adaptado por Monteiro (2006), que interpreta o comportamento do consumidor por traços de personalidade. O objeto de estudo são prosumidores do Linux, já que este sistema operacional possibilita livre modifi cação. Foi realizada pesquisa em duas etapas: qualitativa preparatória e quantitativa, para testar a aplicação do modelo. Foram realizadas entrevistas individuais com usuários Linux, resultando na identifi cação de cinco níveis de participação. Na segunda fase, foi aplicado um survey, pela Internet, a membros de comunidades Linux. Por meio de modelagem em equações estruturais, o 3M foi aplicado, fazendo-se os devidos ajustes. Apesar de os coefi cientes de determinação terem sido signifi cativos, alguns índices de ajuste apresentaram-se baixos.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.