PARTICIPAÇÃO DO CONSUMIDOR NO DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA LINUX: APLICAÇÃO DO 3M DE MOWEN

Autores/as

  • Alexandre Eugenio Pieske Mestre - Administração - UFPR Faculdade Metropolitana de Maringá
  • Paulo Henrique Muller Prado Doutor - Administração - FGV Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2012V11N1ART1133

Palabras clave:

Comportamento do consumidor. Prosumidor. Personalidade. 3M. Linux

Resumen

Este trabalho investiga o prosumidor, indivíduo parte produtor, parte consumidor. Para entender seu comportamento, selecionou-se o 3M (Modelo Metateórico de Motivação e Personalidade), de Mowen (2000), adaptado por Monteiro (2006), que interpreta o comportamento do consumidor por traços de personalidade. O objeto de estudo são prosumidores do Linux, já que este sistema operacional possibilita livre modifi cação. Foi realizada pesquisa em duas etapas: qualitativa preparatória e quantitativa, para testar a aplicação do modelo. Foram realizadas entrevistas individuais com usuários Linux, resultando na identifi cação de cinco níveis de participação. Na segunda fase, foi aplicado um survey, pela Internet, a membros de comunidades Linux. Por meio de modelagem em equações estruturais, o 3M foi aplicado, fazendo-se os devidos ajustes. Apesar de os coefi cientes de determinação terem sido signifi cativos, alguns índices de ajuste apresentaram-se baixos.

Publicado

30/03/12

Número

Sección

Artigos