SUCESSÃO EM UMA EMPRESA FAMILIAR: VALORES, RACIONALIDADES E DILEMAS
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2012V11N2ART1214Palabras clave:
Empresa familiar. Sucessão. Racionalidades.Valores.Resumen
O presente artigo aborda a questão da racionalidade e dos dilemas éticos presentes na sucessão de uma empresa familiar. Conforme Weber (1964), a ação será racional, com relação a valores, quando determinada pela crença consciente em valores éticos, estéticos e religiosos. Procede de maneira racional, com relação a fi ns, quem orienta suas ações e meios em busca de objetivos e resultados. A ação racional, com relação aos meios, corresponde à ética da convicção, enquanto a ação racional, com relação a fi ns, corresponde à ética da responsabilidade. Foi observado que a sucessão de uma empresa familiar demanda uma série de decisões que trazem dilemas éticos subjacentes. A questão dos valores, decorrentes das diferentes racionalidades, emerge como construto importante para compreender a sucessão na empresa familiar estudada.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.