O COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS COMO FONTE DE APRENDIZADO: COMPARANDO UM PROGRAMA DE MBA EXECUTIVO BRASILEIRO COM UM AMERICANO
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2009V8N3ART153Palabras clave:
Prática Reflexiva, Experiências Compartilhadas, Educação Executiva.Resumen
O objetivo deste artigo é analisar influências do processo de compartilhar experiências para o desenvolvimento da prática reflexiva dos executivos e comparar o uso dessa estratégia de ensino-aprendizagem em dois Programas de MBA Executivo. O conceito de prática reflexiva, apresentado por Schön (1983), pode ser considerado uma opção valiosa para o aumento da efetividade do processo decisório dos executivos. A aprendizagem baseada no compartilhamento de experiências estimula o desenvolvimento da prática reflexiva. A pesquisa de campo foi aplicada em duas escolas de negócios, uma nos EUA e outra no Brasil. Os resultados indicaram que o processo de compartilhar experiências é essencial para o desenvolvimento da prática reflexiva nesses programas. Entretanto, foram identificadas diferenças no uso dessa estratégia de ensino-aprendizagem e apresentadas alternativas para aprimorar os resultados da aprendizagem baseada no compartilhamento de experiências no Programa de MBA Executivo no Brasil.Descargas
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