ESTRATÉGIA E PRÁTICAS DE GESTÃO SOCIOAMBIENTAL: O CASO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS EXPORTADORAS DO SETOR DE CALÇADOS
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2009V8N4ART167Resumen
O estudo objetiva identificar e analisar as relações existentes entre tipo estratégico e práticas de gestão socioambiental adotadas por empresas brasileiras exportadoras de calçados. Para tanto, foram revisados temas relativos a tipos estratégicos e gestão socioambiental, de modo a orientar a pesquisa empírica, realizada com empresas brasileiras fabricantes de calçados e com atuação internacional. Com a adoção de modelo multivariado de análise, buscou-se caracterizar a relação entre o tipo estratégico e as práticas de gestão socioambiental. Para definição de tipo estratégico, foi utilizada a proposta de Miles e Snow (1978). A literatura sobre gestão socioambiental apontou para a utilização de indicadores adaptados do IBASE (2007). Os dados obtidos revelaram, dentre o grupo respondente, o predomínio de empresas que demonstram ter experiência no mercado, tendo, em grande parte, duas décadas de atividade e que são de grande porte. Quanto à relação entre tipo estratégico e práticas socioambientais, verificou-se que empresas prospectoras investem com maior intensidade em aspectos ambientais, provavelmente porque esse tipo de investimento lhes confere maior competitividade no seu mercado de atuação, notadamente o doméstico e o internacional. Nas empresas de perfil analista e defensivo, observa-se um comportamento mais conservador em relação ao investimento ambiental e maior ênfase em investimentos sociais.Descargas
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