ACULTURAÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO EM AQUISIÇÃO INTERNACIONAL NO SETOR AUTOMOBILÍSTICO
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2014V13N4ART2597Palabras clave:
Aculturação. Teoria Institucional. Fusão e Aquisição. Setor Automobilístico. Framework.Resumen
O estudo apresenta uma integração entre estágios de institucionalização propostos por Tolbert e Zucker (1998, 2010) e aculturação apresentado por Nahavandi e Malenkzadeh (1993). Analisou-se o fenômeno em uma empresa do ramo automotivo, recém-adquirida. Para tanto, foram realizadas entrevistas com catorze gestores da companhia que trabalharam no período de pré-aquisição. Com suporte em aspectos culturais e institucionais elaborou-se uma proposta no framework que foi utilizado como referência para análise dos dados. Verificam-se aspectos de culturas organizacionais distintas na empresa adquirida e adquirente. Na adquirida constatou-se um mix de percepção da própria cultura, evidenciando que não havia uma sedimentação da institucionalização. Nesse caso, o processo de institucionalização tende a mesclar as duas instituições ou reinstitucionalizar. Na adquirente, o modo de aculturação foi acentuado, indicando um elevado grau de multiculturalismo da adquirente.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.