A CIDADANIA CORPORATIVA E SUA RELAÇÃO COM O MARKETING: UMA INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA NO VAREJO
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2003V2N2ART26Palabras clave:
Responsabilidade social, Cidadania corporativa, Marketing societal, Lealdade dos clientes, Comprometimento dos funcionáriosResumen
O tema da cidadania corporativa tem recebido substancial interesse a partir da última década. Apesar disso, poucas pesquisas têm procurado investigar se práticas consideradas socialmente responsáveis podem ser adotadas como um instrumento de marketing para as empresas. Assim, realizou-se um estudo envolvendo 208 empresas do setor varejista com o propósito de investigar em que grau a adoção de práticas de cidadania corporativa Impacta o comportamento dos clientes e funcionários das organizações. A pesquisa é baseada em estudos de Maignan E Ferrell (2001) e lança mão da teoria dos stakeholders para caraderlzar os atores sociais que seriam alvo das ações de cidadania corporativa. Para atingir os objetivos propostos foi utilizada aanálise do coeficiente de Pearson. Os resultados indicaram que a adoção de práticas de cidadania corporativa impacta fracamente a lealdade dos clientes, mas moderamente o comprometimento dos funcionários.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.