RELAÇÃO ENTRE CARACTERÍSTICAS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E MONITORAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2016V15N4ART3592Palabras clave:
Governança Corporativa. Monitoramento. Conselho. Concentração de Propriedade. Dualidade CEO.Resumen
O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre características do conselho de administração (independência e dualidade do papel de CEO) e o monitoramento em empresas listadas na BM&FBovespa. Como objetivo secundário, foi analisado se a concentração de propriedade modera as relações entre a independência do conselho e o monitoramento e entre a dualidade e o monitoramento. As hipóteses da pesquisa foram testadas em uma amostra de 287 empresas listadas. Os resultados permitiram a confirmação da hipótese de que existe uma relação negativa entre dualidade do papel do CEO e monitoramento. Verificou-se que 87,1% das empresas analisadas têm propriedade concentrada. Neste contexto, outro tipo de conflito surge: entre os interesses dos acionistas majoritários e os interesses dos acionistas minoritários. Na amostra estudada, verificou-se que quanto maior a proporção de ações controladas pelo acionista majoritário menor o monitoramento da gestão.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.