FLUXOS DE CAPITAL NO BRASIL PÓS-PLANO REAL
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2004V3N2ART37Palabras clave:
Finanças internacionais, Conta capital, Crises cambiais, Mercados emergentes, Globalização financeiraResumen
O trabalho focaliza os fluxos de capital no Brasil pós-Plano Real sob os problemas da globalização financeira para mercados emergentes. A volatilidade dos fluxos de capital no Brasil sob crises cambiais e bancárias em mercados emergentes, começando com a crise mexicana em 1994/95, é analisada sob as perspectivas de ocorrências de reversões expressivas em tempos de crise e da influência das reversões sobre a eclosão das crises no Brasil. A análise econométrica mostra que a volatilidade dos fluxos de capital é diferente em seus segmentos, maior no segmento dos outros investimentos e nos investimentos em carteira do que nos investimentos diretos. Houve também reversões significativas em todos os segmentos em conseqüência das crises. Nesse sentido, os fluxos de capital trazem, em geral, benefícios para a economia nacional, mas podem também piorar expressivamente a situação econômica do país em tempos de crise.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.