ESCALA DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS NA ÁREA DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2019V18N2ART6045Palabras clave:
gestão, competências, saúde, serviços, escalaResumen
Essa pesquisa teve como objetivo geral descrever o processo de construção de uma escala para análise das competências profissionais de gestores da área da saúde. Na etapa exploratória foi realizado um painel de especialistas. Na segunda etapa, cento e dois gestores responderam ao questionário. Para depuração da base, foi realizada a análise descritiva e multivariada dos dados. Adicionalmente, foi realizada a análise da dimensionalidade, confiabilidade e validade da escala, resultando em uma escala com 20 competências técnicas, distribuídas em cinco eixos temáticos: economia e demografia; política, planejamento e avaliação em saúde; gestão do trabalho e educação em saúde; administração e contabilidade; e metodologias estruturantes. As competências comportamentais mapeadas totalizaram 16 e foram distribuídas nos eixos: idealista/perfeccionista, artesão/negociador, prestativo/guardião, motivador/racional.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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