CONSEQUÊNCIAS (NÃO) PREMEDITADAS DO EMPREENDEDORISMO PARA A MULHER
Palabras clave:
Empreendedorismo feminino, Consequências Premeditadas, Consequências Não Premeditadas, Estereótipos, PreconceitosResumen
Este artigo tem como objetivo analisar as consequências premeditadas e não premeditadas (Giddens, 2009) do empreendedorismo para a mulher. O referencial teórico trata do empreendedorismo feminino, focando na questão do empreendedorismo como trajetória profissional. Na pesquisa qualitativa foram realizadas 29 entrevistas semiestruturadas com mulheres empreendedoras. Os resultados indicaram que as consequências premeditadas vão ao encontro do que prevê a literatura de empreendedorismo em relação à: busca por autonomia e independência financeira; reconhecimento social; e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. As consequências não premeditadas apontaram para possibilidades de investigações não tratadas pela literatura, como: preconceito do cliente homem em relação à empreendedora; mudança no próprio comportamento da mulher, no sentido de masculinizar-se para combater o preconceito; influência de estereótipos (masculinos e femininos); e falta de reconhecimento social. A pesquisa mostrou também que há impactos dessas consequências (não) premeditadas na dinâmica organizacional de seus empreendimentos.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.