PRAZER E SOFRIMENTO PARA JOVENS TRABALHADORES DE BELO HORIZONTE
Palabras clave:
Psicodinâmica do Trabalho, Jovens Trabalhadores, Análise MultivariadaResumen
O presente trabalho teve como objetivo geral revalidar as escalas do inventário sobre trabalho e riscos de adoecimento para jovens trabalhadores do ESPRO (Ensino Social Profissionalizante) de Belo Horizonte (MG). Logo, foi realizada pesquisa descritiva quantitativa, nos moldes de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através de questionário estruturado com as quatro escalas do Inventário sobre Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA) e os dados foram submetidos à Análise Fatorial Exploratória (AFE). Para a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho o nível de explicação do fenômeno foi de 66,528%; para a Escala de Custo Humano do Trabalho, 66,059%; para a Escala de Indicadores de Prazer e Sofrimento no Trabalho, 71,892%; para a Escala de Avaliação dos Danos Relacionados ao Trabalho, 73,915%. Os parâmetros estatísticos necessários para validação da AFE foram alcançados.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.