O PODER EXPLANATÓRIO DA TIPOLOGIA DE MILLER E DESS: UMA COMPARAÇÃO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2007V6N2ART95Palabras clave:
estratégia, indústria farmacêutica, posicionamentoResumen
Este estudo tem por objetivo examinar as diferenças de desempenho entre grupos estratégicos para verificar as implicações nos resultados das empresas em razão do posicionamento estratégico adotado. Utilizando um banco de dados com informações da indústria farmacêutica brasileira de 1999 a 2002, o artigo toma por base o estudo de Miller e Dess sobre tipologias e compara seus resultados com a pesquisa de Cohen (2004), baseada na tipologia de Porter, a fim de determinar qual delas explica melhor esse segmento industrial. Os resultados obtidos sugerem que os melhores desempenhos pertencem aos grandes laboratórios estrangeiros que fabricam medicamentos de marca e utilizam estratégias simultâneas de baixo custo e diferenciação em um escopo amplo de atuação de mercado. Os resultados mostram ainda indícios de que a tipologia de Miller e Dess descreve o posicionamento estratégico das empresas na indústria farmacêutica brasileira melhor do que a tipologia de Porter.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.