INFLUÊNCIA DA PRÁTICA EXTRACURRICULAR DE EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO EMPRESA JÚNIOR SOB O COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR DE GRADUANDOS EM ADMINISTRAÇÃO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2024V23N1ART10042

Mots-clés :

Curso de Administração, Educação para o Empreendedorismo, Empresa Júnior, Intenção Empreendedora, Perfil Empreendedor

Résumé

As Instituições de Ensino Superior (IES) incentivam o empreendedorismo por meio de práticas de educação para o empreendedorismo (EE), como ocorre com as empresas juniores, uma vez que o ensino experiencial possibilita o aprimoramento de competências empreendedoras nos comportamentos de discentes ao relacionarem a teoria com o contexto da vida real. O estudo descreve a influência do programa extracurricular empresa júnior sob o comportamento empreendedor dos graduandos de um curso de Administração por meio de um arcabouço metodológico quantitativo-descritivo. Os dados coletados no questionário foram tratados com uso do software SPSS a partir da estatística descritiva e inferencial. Os discentes pesquisados possuem características empreendedoras aprimoradas como planejamento, inovação e liderança. Os atributos mais relacionados com a intenção empreendedora foram assunção de riscos, autorrealização e sociabilidade, em que a participação na empresa júnior não demonstrou influência relevante no comportamento empreendedor desses estudantes. O estudo traz implicações para melhorias na operacionalização das empresas juniores e para os estudantes do curso de Administração por favorecer a inovação com respeito a suas práticas de EE e para estimular a formulação de políticas educacionais. Dessa forma, as práticas extracurriculares de EE impactam positivamente a vida dos estudantes, sobretudo em vista da melhoria do comportamento empreendedor.

Bibliographies de l'auteur-e

Joiciane Rodrigues de Sousa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui especialização em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e graduação em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Sua área de interesse inclui o empreendedorismo, com foco em educação para o empreendedorismo, comportamento empreendedor e universidades empreendedoras. 

Fernando Gomes de Paiva Júnior , Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Fernando Gomes de Paiva Júnior é professor titular pelo departamento de ciências administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), coordenador do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste e professor efetivo do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE. Possui doutorado em Administração pela UFMG, mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Deusto, País Basco, Espanha e graduação em Administração pela UFPE. Suas áreas de interesse incluem arranjos institucionais contemporâneos, economia criativa, empreendedorismo, inovação, sistemas de governança público-privada, redes de empreendimentos e estudos culturais.

Felipe Moura Oliveira , Universidade Federal do Ceará (UFC)

Felipe Moura Oliveira é mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui especialização em Docência em Administração pela FAVENI, Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UniBF e Administração pela UESPI. Suas áreas de interesse incluem empreendedorismo social, ecossistemas empreendedores e análise de mercado e sustentabilidade.

Gustavo Picanço Dias , Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Gustavo Picanço Dias é professor adjunto pela coordenação do curso de Administração da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública da UFPI. Possui doutorado em Administração de Empresas pela UNIFOR, com período sanduíche na University of Kassel (Alemanha), mestrado em Economia pela UFC e graduação em Administração pela UNIFOR. Suas áreas de interesse incluem gestão em cadeias de suprimentos, sustentabilidade, sustentabilidade em cadeias de suprimentos, teoria de capital social, economia circular e empreendedorismo social.

Références

Araya-Pizarro, S. (2021). Autoconfianza y actitud hacia la enseñanza del emprendimiento. Cuadernos de Investigación Educativa, 12(2), 63-81. https://doi.org/10.18861/cied.2021.12.2.3091

Bae, T. J., Qian, S., Miao, C. & Fiet, J. O. (2014). The Relationship Between Entrepreneurship Education and Entrepreneurial Intentions: A Meta-Analytic Review. Entrepreneurship: Theory and Practice, 38(2), 217-254. https://doi.org/10.1111/etap.12095

Barbosa, F. L. S., Rabelo Neto, A., Moreira, R. N. & Bizarria, F. P. de A. (2015). Empresa Júnior e formação empreendedora de Discentes do curso de Administração. Teoria e Prática Em Administração, 5(2), 167-189.

Barral, M. R. M., Ribeiro, F. G. & Canever, M. D. (2018). Influence of the university environment in the entrepreneurial intention in public and private universities. RAUSP Management Journal, 53(1), 122-133. https://doi.org/10.1016/j.rauspm.2017.12.009

Blankesteijn, M., Bossink, B. & Sijde, P. (2021). Science-based entrepreneurship education as a means for university-industry technology transfer Content courtesy of Springer Nature , terms of use apply . Rights reserved . Content courtesy of Springer Nature , terms of use apply . Rights reserved . International Entrepreneurship and Management Journal, 17(2), 779-808.

CEPRO. Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais. Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios do Piauí. 2021. Disponível em: http://www.cepro.pi.gov.br/download/202312/CEPRO27_6b5f66f624.pdf. Data do Acesso: 21 de fev. de 2024.

Chaker, H. & Jarraya, H. (2021). Combining teaching “about” and “through” entrepreneurship: A practice to develop students’ entrepreneurial competencies. Industry and Higher Education, 35(4), 432-442. https://doi.org/10.1177/0950422221991005

Cooper, D. R. & Schindler, P. S. (2003). Métodos de pesquisa em Administração (7th ed.). Bookman.

Curtis, V., Moon, R. & Penaluna, A. (2021). Active entrepreneurship education and the impact on approaches to learning: Mixed methods evidence from a six-year study into one entrepreneurship educator’s classroom. Industry and Higher Education, 35(4), 443-453. https://doi.org/10.1177/0950422220975319

Dal-Soto, F., Souza, Y. S. de & Benner, M. (2021). Trajetórias Basilares Em Direção a Um Modelo De Universidade Empreendedora. Educação Em Revista, 37(e20291), 1-21. https://doi.org/10.1590/0102-469820291

Dos-Santos, M. G., Pereira, F. A., Souza-Silva, J. C. & Rivera-Castro, M. A. (2015). Aprendizagem Socioprática E Individual-Cognitiva Na Empresa Júnior Brasileira. Administração: Ensino e Pesquisa, 16(2), 309-339. https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n2.235

Drucker, P. F. (2016). Inovação e espírito empreendedor: prática e principios. (1th ed.). Cengage learning.

Ferreira, A. da S. M., Loiola, E. & Gondim, S. M. G. (2017). Preditores individuais e contextuais da intenção empreendedora entre universitários: revisão de literatura. Cadernos EBAPE.BR, 15(2), 292-308. https://doi.org/10.1590/1679-395159595

Ferreira, A. da S. M., Loiola, E. & Gondim, S. M. G. (2020). Produção Científica Em Empreendedorismo No Brasil: Uma Revisão De Literatura De 2004 a 2020. Gestão & Planejamento, 21, 371-393.

Ferreira, E. R. A. & Freitas, A. A. F. de. (2013). Propensão empreendedora entre estudantes participantes de empresas juniores. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 2(3), 3-32. https://doi.org/10.14211/regepe.v2i3.69

Ferreira, M. P. V., Pinto, C. F. & Miranda, R. M. (2015). Três décadas de pesquisa em empreendedorismo: uma revisão dos principais periódicos internacionais de empreendedorismo. Revista Eletrônica de Administração, 21(2), 406-436.

Field, A. (2009). Descobrindo a estatística usando o SPSS (2th ed.). Artmed.

Franco, D. S. & Seibert, A. Z. (2018). A importância da empresa júnior para uma aprendizagem andragógica. Caderno Profissional de Administração UNIMEP, 8(1), 108-126.

Freitas, H., Oliveira, M., Saccol, A. & Moscarola, J. (2000). O Método de pesquisa Survey. Revista de Administração, 35(3), 105-112.

Gedeon, S. A. (2014). Application of best practices in university entrepreneurship education: Designing a new MBA program. European Journal of Training and Development, 38(3), 231-253. https://doi.org/10.1108/EJTD-05-2013-0058

Hair Jr., J. F.; Black, B.; Babin, B.; Anderson, R. E.; Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados (6th ed.). Bookman.

Henrique, D. C. & Cunha, S. K. da. (2008). Práticas didático-pedagógicas no ensino de empreendedorismo em cursos de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais. Revista de Administração Mackenzie, 9(5), 112-136. https://doi.org/10.1590/s1678-69712008000500006

Iizuka, E. S. & Moraes, G. H. S. M. de. (2014). Análise do potencial e perfil empreendedor do estudante de administração e o ambiente universitário: reflexões para instituições de ensino. Administração: Ensino e Pesquisa, 15(3), 593-630.

Kozlinska, I., Rebmann, A. & Mets, T. (2023). Entrepreneurial competencies and employment status of business graduates: the role of experiential entrepreneurship pedagogy. Journal of Small Business and Entrepreneurship, 35(5), 724-761. https://doi.org/10.1080/08276331.2020.1821159

Krüger, C., Bürger, R. E. & Minello, I. F. (2019). O Papel Moderador Da Educação Empreendedora Diante Da Intenção Empreendedora. Revista Economia & Gestão, 19(52), 61-81. https://doi.org/10.5752/p.1984-6606.2019v19n52p61-81

Lima, E., Hashimoto, M., Melhado, J. & Rocha, R. (2014). Brasil: em busca de uma educação superior em empreendedorismo de qualidade. Em Gimenez, F. A. P.; Camargo, E. C.; Moraes, A. D. L. de & Klosowski, F. (Eds), Educação para o empreendedorismo (7th ed.). Agência de Inovação da UFPR.

Lima, E., Lopes, R. M. A., Nassif, V. M. J. & Silva, D. (2015). Ser seu próprio patrão? Aperfeiçoando-se a educação superior em empreendedorismo. Revista de Administração Contemporânea, 19(4), 419-439. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20151296

Liñán, F. & Chen, Y.-W. (2009). Development and cross-cultural application of a specific instrument to measure entrepreneurial intentions. Entrepreneurship Theory and Practice, 33(3), 593-617.

Marassi, R. B., Vogt, M. & Biavatti, V. T. (2014). A experiência em empresa júnior na formação acadêmica e as possibilidades empreendedoras na carreira profissional. Em EGEPE - Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 8., Goiânia, 2014. Anais [...]. Goiânia: FACE/UFG.

Marcon, D. L., Silveira, A. & Frizon, J. A. (2020). Empreender Ou Não? Fatores Condicionantes Da Intenção Empreendedora. Revista de Administração FACES Journal, 20(1), 64-79. https://doi.org/10.21714/1984-6975faces2020v19n1art7526

Marion-santos, A. C. & Paixão, M. R. (2013). Estudo do perfil empreendedor do aluno de graduação em Administração egresso de instituições de ensino da região de Jundiaí. Revista de Tecnologia Aplicada, 2(1), 12-27.

Marra, B. M., Albretch, L. P. & Souza, L. F. (2014). Criando soluções tecnológicas. Em Gimenez, F. A. P.; Camargo, E. C.; Moraes, A. D. L. de & Klosowski, F. (Eds), Educação para o empreendedorismo (7th ed.). Agência de Inovação da UFPR.

Meneghatti, M. R., Ribeiro, I., Cancelier, G. R., Silva, J. M. da & Santos, P. S. dos. (2015). Perfil empreendedor: uma análise a partir de alunos do curso de administração. Revista Eletrônica Científica Do CRA-PR, 2(2), 48-58.

Menezes, B. F. R. de & Costa, A. de S. M. da. (2016). Experiência de Trabalho e Formação Empreendedora: um Estudo sobre a Empresa Junior PUC Rio. Revista ADM.MADE, 20(1), 79-105.

Mohamad, A. (2023). Developing Entrepreneurial Skills Among University Students: a Case of Student Entrepreneurial Attachment Project. International Journal of Professional Business Review, 8(1), 1-18. https://doi.org/10.26668/businessreview/2023.v8i1.1088

Mónico, L., Carvalho, C., Nejati, S., Arraya, M. & Parreira, P. (2021). Entrepreneurship Education and its Influence on Higher Education Students’ Entrepreneurial Intentions and Motivation in Portugal. Brazilian Administration Review, 18(3), 1-27. https://doi.org/10.1590/1807-7692bar2021190088

Moraes, G. H. S. M. de, Iizuka, E. S. & Pedro, M. (2018). Effects of Entrepreneurial Characteristics and University Environment on Entrepreneurial Intention. Revista de Administração Contemporânea, 22(2), 226-248. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2018170133

Morselli, D. (2018). Teaching a sense of initiative and entrepreneurship with constructive alignment in tertiary non-business contexts. Education and Training, 60(2), 122–138. https://doi.org/10.1108/ET-06-2017-0093

Nájera-Sánchez, J. J., Pérez-Pérez, C. & González-Torres, T. (2023). Exploring the knowledge structure of entrepreneurship education and entrepreneurial intention. International Entrepreneurship and Management Journal, 19(2), 563-597. https://doi.org/10.1007/s11365-022-00814-5

Provdanov, C. C. & Freitas, E. C. De. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico (2th ed.). Editora Feevale.

Ribeiro, A. T. V. B. & Plonski, G. A. (2020). Educação Empreendedora: o que dizem os artigos mais relevantes? Proposição de uma revisão de literatura e panorama de pesquisa. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 9(1), 10-41. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i1.1633

Ribeiro, A. T. V. B., Ferragi, C. A., Zanotto, M. A. do C. & Cardoso, A. C. F. (2022). Ensino de empreendedorismo : Um estudo sobre boas práticas e antecedentes de professores brasileiros. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 11(3), 1-12.

Rizzon, F., Perini, R. de L., Matte, J. & Fachinelli, A. C. (2020). Collaborative Knowledge Buildin G Aplicada. Revista de Administração FACES Journal, 19(3), 67-85.

Rocha, E. L. de C. & Freitas, A. A. F. (2014). Avaliação do ensino de empreendedorismo entre estudantes universitários por meio do perfil empreendedor. Revista de Administração Contemporânea, 18(4), 465-486. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20141512

Rodrigues, A. S. M., Takenaka, D. C., Mello, J. A. V. B., Niño, L. M. V. & Silva, L. B. (2020). Empreendedorismo em espaços acadêmicos: avaliação do alerta empreendedor e das abordagens causation e effectuation em uma universidade brasileira. Da Investigação Às Práticas, 10(2), 117-141. https://doi.org/10.25757/invep.v10i2.219

Sahputri, R. A. M., Mawardi, M. K., Yumarni, T. & Sujarwoto. (2023). Entrepreneurship education, family entrepreneurial orientation and entrepreneurial intention among students in Indonesia. Journal of International Education in Business, 16(3), 295-311. https://doi.org/10.1108/JIEB-02-2022-0010

Salume, P. K., Junqueira, L. R., Dias, G. F. & Guimarães, L. de O. (2021). Estímulo Ao Empreendedorismo No Ensino Superior Sob a Perspectiva Dos Discentes. Revista de Administração FACES Journal, 20(1), 8-18.

Schaefer, R. & Minello, I. F. (2016). Educação Empreendedora: premissas, objetivos e metodologias. Revista Pensamento Contemporâneo Em Administração, 10(3), 60. https://doi.org/10.12712/rpca.v10i3.816

Schaefer, R., Nishi, J. M., Grohmann, M. Z., Löbler, M. L. & Minello, Í. F. (2017). Valores Pessoais, Atitudes E Intenção Empreendedora: Um Estudo Com Estudantes De Graduação Em Administração. Revista Economia & Gestão, 17(47), 123-143. https://doi.org/10.5752/p.1984-6606.2017v17n47p123

Schmidt, S. & Bohnenberger, M. C. (2009). Perfil empreendedor e desempenho organizacional. Revista de Administração Contemporânea, 13(3), 450-467. https://doi.org/10.1590/s1415-65552009000300007

Silva, C. P. de S., Pereira, E. C. de S. & Guimarães, J. de C. (2021). Educação Empreendedora No Ensino Superior: Uma Análise Sob a Perspectiva Dos Estudantes De Administração. Revista Pensamento Contemporâneo Em Administração, 15(4), 82-100. https://doi.org/10.12712/rpca.v15i4.51262

Silva, J. F. da & Pena, R. P. M. (2017). O “Bê-Á-Bá” do ensino em empreendedorismo: uma revisão da literatura sobre os métodos e práticas da educação empreendedora. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 6(2), 372-401. https://doi.org/10.14211/regepe.v6i2.563

Silva, L. do N., Barroso, E. dos S. S., Teixeira, L. I. L. & Oliveira Júnior, M. A. C. de. (2022). Empreender ou não ? Eis a questão! Análise da intenção empreendedora dos universitários de uma instituição federal de ensino. Revista de Gestão e Secretariado, 13(1), 94-119.

Souza, D. L. de & Zambalde, A. L. (2015). Desenvolvimento de competências e ambiente acadêmico: um estudo em cursos de Administração de Minas Gerais, Brasil. Revista de Administração, 50(3), 338-352.

Tarapuez, E., Garcia, M. D. & Castelhana, N. (2018). Aspectos socioeconómicos e intención emprendedora en estudiantes universitarios del Quindío (Colombia). Innovar, 28(67), 123-135.

Thompson, E. R. (2009). Individual entrepreneurial intent: Construct clarification and development of an internationally reliable metric. Entrepreneurship Theory and Practice, 33(3), 669-694.

Torres-coronas, T. & Vidal-blasco, M. A. (2019). La importancia del control conductual percibido como elemento determinante de la intención emprendedora entre los estudiantes universitarios. Revista Universidad y Empresa, 21(37), 108-135.

Valadão Júnior, V. M., Almeida, R. C. de & Medeiros, C. R. de O. (2014). Empresa Júnior: espaço para construção de competências. Administração: Ensino e Pesquisa, 15(4), 665-695.

Vargas, S. M. Z., Otálora, A. M. C. & Vargas, Y. Z. (2020). La intención y formación emprendedora en programas de administración de empresas. Revista Lasallista de Investigacion, 17(2), 41-49.

Veiga, H. M. da S. & Parreira, S. M. (2015). Perfil empreendedor: análise de suas relações com valores relativos ao trabalho e auto-eficácia para criar. Revista Gestão Organizacional, 8(3), 3-27.

Veiga, H. M. S. & Cortez, P. A. (2021). Análise de interação entre autoeficácia criativa e perfil empreendedor na predição da intenção empreendedora entre universitários. Revista Gestão & Conexões, 10(1), 28-46. https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2021.10.1.31646.28-46

Zarelli, P. R., Otto, E. M. & Labiak Junior, S. (2021). Intenção empreendedora entre estudantes universitários: influência das características e treinamento empreendedor. Revista Gestão Organizacional, 14(3), 298-31.

Téléchargements

Publié-e

23/09/24

Numéro

Rubrique

Artigos