CIDADES VIRTUAIS
PROJETO TRANSDISCIPLINAR DE APRENDIZADO COLABORATIVO
Mots-clés :
Aprendizagem transdiciplinar, Produção colaborativa, Sustentabilidade na pecuária leiteiraRésumé
O projeto transdisciplinar teve como objetivo simular uma empresa de consultoria por alunos de graduação de administração da SKEMA Business School a fim o setor da agropecuária. A metodologia adotada para auxiliar os alunos foi a Design Science Research (DSR) que contribuiu na geração de resultados significativos, como por exemplo a criação de 70 artefatos de diversos nichos e um relatório final detalhado a fim de capacitar e orientar pequenos e médios produtores de leite a fazer uma melhor gestão de suas fazendas. O projeto proporcionou aos alunos um ambiente de aprendizado prático, permitindo-lhes desenvolver habilidades essenciais para a tomada de decisão no mundo corporativo e contribuir de forma ativa na melhoria da gestão de fazendas leiteiras, graças a disponibilização dos artefatos. O estudo também se propôs a investigar como a junção entre a teoria e a prática em um ambiente universitário é capaz de potencializar o aprendizado de alunos de administração e como a colaboração e integração de diversas áreas do conhecimento são cruciais para o sucesso na adaptação aos desafios do mercado de trabalho.
Références
Hevner, A., March, S. T., Park, J., & Ram, S. (2004). Design science in information systems research. MIS Quarterly, 28(1), 75–105.
Mullarkey, M. T., Hevner, A. R., & Ågerfalk, P. J. (2019). An elaborated action design research process model. European Journal of Information Systems, 28, 20–26.
Romme, A. G. L., & Holmström, J. (2023). From theories to tools: Calling for research on techno¬logical innovation informed by design science. Technovation, 121, 102692.
Van Aken, J. E. (2004). Management research based on the paradigm of the design sciences: The quest for field-tested and grounded technological rules. Journal of Management Studies, 41(2), 219–246.
Van Aken, J., Chanasekaran, A., & Halman, J. (2016). Conducting and publishing design science research: Inaugural essay of the design science department of the Journal of Operations Management, 47–48(1), 1–8.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista de Administração FACES Journal 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.