USEFULNESS OF QUALITY MANAGEMENT SYSTEM INTERNAL AUDITS. LESSONS FROM AN EMPIRICAL STUDY
DOI :
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2008V7N1ART107Mots-clés :
ISO 9000, Qualidade, AuditoriaRésumé
O padrão ISO 9000 tem sido considerado parte importante da implementação das auditorias internas dos QMS (Sistemas de Gerenciamento da Qualidade), de modo a gerar uma avaliação de eficiência do sistema. Este trabalho apresenta os resultados de um serviço empírico, conduzido em empresas de Portugal e Espanha, sobre as metodologias usadas nas auditorias internas dos Sistema de Qualidade, provendo conclusões e recomendações que permitam aprimorar estes sistemas de auditoria e gestãoTéléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.