INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E DISTÂNCIA PSÍQUICA NO SETOR MOVELEIRO
DOI :
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2013V12N3ART1229Mots-clés :
Internacionalização, distância psiquica, inteligência competitiva, setor moveleiroRésumé
Uma das decisões críticas com que se defronta uma empresa que deseja internacionalizar-se se refere à em que país ingressar. De acordo com uma das correntes dominantes na literatura de internacionalização, as empresas escolhem inicialmente aqueles mercados que os gestores consideram mais próximos do mercado doméstico e apenas em etapa posterior adentraria mercados percebidos como distintos. Assim sendo, propõem-se o estudo apresentar os conceitos de Internacionalização, Distância Psíquica e Inteligência Competitiva, a fim de identificar se existe relação entre os mesmos. Para tal, foram pesquisadas 80 empresas do setor moveleiro do Rio Grande do Sul que já foram previamente classificadas em outro estudo por níveis de Inteligência Estratégica. Selecionamos as 40 empresas que tiveram os maiores níveis e as 40 empresas que tiveram os menores níveis. O objetivo é identificar se as empresas analisadas com maior e menor nível de inteligência competitiva realizam exportações e se os primeiros destinos de exportação foram para destinos próximos ou mais distantes. Os resultados indicam que existe uma relação fraca entre inteligência competitiva e exportações e entre inteligência competitiva e distância psíquica baseado nas empresas que foram analisadas neste estudo.Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.