MBI-GS: APLICAÇÃO E VERIFICAÇÃO PSICOMÉTRICA NA REALIDADE BRASILEIRA
DOI :
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2014V13N4ART1824Mots-clés :
Síndrome de Burnout, Saúde, Análise de Regressão, Estresse.Résumé
O presente estudo tem por objetivo verificar a aplicação da escala MBI-GS (Maslach Burnout Inventory) e suas três dimensões (exaustão, cinismo e eficácia no trabalho) em um hospital público brasileiro com uma população de servidores da área médica e administrativa, caracterizando assim o uso da versão General Survey. A amostra considerada para efeito das análises realizadas foi de 173 profissionais, através da aplicação de questionário estruturado. Os dados foram submetidos a análises quantitativas (análise fatorial exploratória, confiabilidade, teste de correlação e regressão). Os resultados apontam para a aplicabilidade da escala, após procedimentos fatoriais, a escala ficou com 15 variáveis permanecendo com três fatores, apresentando uma confiabilidade de 0,87. A síndrome Burnout correlacionou-se a percepção de Saúde dos trabalhadores, confirmando relação causal na saúde dos trabalhadores. O estudo contribui para o estudo de Burnout no Brasil com a aplicação da MBI-GS de forma inédita em um Hospital Público.Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.