EFEITO SUBPRIME NA DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS EM PORTUGAL
DOI :
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2015V14N4ART2613Mots-clés :
Politica de dividendos, Euronext Lisboa, Fluxo de Caixa, Passeio aleatório, Mercado de Capitais.Résumé
A política dos dividendos é um dos temas que tem concebido mais trabalhos teóricos e empíricos na área das finanças empresariais, pois dividendos são considerados uma das decisões financeiras empresariais mais importantes na vida das empresas, estando associados às políticas de investimento e de financiamento, e os seus determinantes não são de escolha unânime. No intuito de dar mais um contributo na resolução desta problemática, testam-se empiricamente o efeito subprime com a inclusão de uma dummy, e outros determinantes financeiros pela aplicação do método de regressão linear múltipla, às empresas não financeiras cotadas na Euronext Lisbon, no período de 1997 e 2013. Os resultados sugerem a influência do valor de mercado, resultados e rendibilidade, oportunidades de crescimento e de investimento no montante de dividendos distribuídos pela empresa.Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.