SIMPLICIDADE VOLUNTÁRIA E ARMÁRIO-CÁPSULA: VALORES E MOTIVAÇÕES NO CONSUMO DE VESTUÁRIO
DOI :
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2018V17N2ART5805Mots-clés :
Resistência ao Consumo, Simplicidade Voluntária, Armário-Cápsula, Consumo de Vestuário, Público femininoRésumé
O objetivo deste estudo foi analisar aspectos da Simplicidade Voluntária (SV) no processo de adoção do conceito do Armário-Cápsula (AC) pelo público feminino. Em uma abordagem exploratória e qualitativa, foram feitas entrevistas semiestruturadas com 13 adeptas do conceito. Os dados foram analisados segundo a Análise de Conteúdo. Os valores de SV preponderantes para a adoção do AC foram: foco no self e consciência ecológica. O conceito é adaptável, sem um número fixo de peças e intervalo de tempo de 3 meses. Percebeu-se a valorização do consumo de experiências. Tendências de consumo da SV foram incorporadas pelas entrevistadas, além dos seguintes valores: foco na sociedade, consciência ecológica, foco no self, foco nos relacionamentos, simplicidade material.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.