A TEORIA DE MEIOS-FIM: UMA APLICAÇÃO EM MARKETING EDUCACIONAL

Auteurs-es

  • Ana Akemi Ikeda FEA/USP
  • Tânia Modesto Veludo-de-Oliveira FEA/USP

DOI :

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2006V5N1ART63

Mots-clés :

Marketing, Meios-fim, Laddering, Compartilhar, Alunos.

Résumé

Este trabalho apresenta a visão de alunos de cursos de mestrado, doutorado e MBA acerca do significado de compartilhar. Baseou-se na teoria meios-fim para descobrir atributos, conseqüências e valores desses alunos. A técnica laddering foi empregada para entrevista e interpretação de dados, por ser um meio de acessar os sistemas de significados pessoais dos respondentes e assim auxiliar a compreensão de seus comportamentos. Foi utilizado também o software Laddermap para processamento e análise dos dados. O resultado da pesquisa mostrou que o significado de compartilhar para o aluno de pós-graduação baseia-se nas interações com colegas e sobretudo com os professores, diante da possibilidade de discutir conhecimentos, projetos profissionais e até mesmo a vida pessoal. Já o aluno de MBA vislumbra obter aprendizado, oportunidades profissionais e amizade principalmente com os seus colegas de classe.

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Akemi Ikeda, FEA/USP

Tânia Modesto Veludo-de-Oliveira, FEA/USP

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Publié-e

30/04/06

Numéro

Rubrique

Artigos