PRÁTICAS DE ENVOLVIMENTO PRODUZEM COLABORADORES RESILIENTES? MEDIAÇÃO DA IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
DOI :
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2019V18N3ART6472Mots-clés :
Práticas de envolvimento, Identidade organizacional, Resiliência no trabalho, Equação estrutural, MediaçãoRésumé
A Gestão de Pessoas (GP) assume importância estratégica para a gestão dos colaboradores de uma organização. A cultura corporativa, em parte constituída pelas práticas de GP, tem relação com a identidade organizacional, que está ligada ao alcance dos objetivos organizacionais. Outrossim, as organizações passaram a demandar que seus colaboradores fossem resilientes. Assim, essa pesquisa, de natureza quantitativa, tem como objetivo avaliar a relação entre as práticas de envolvimento, a identidade organizacional e resiliência no trabalho de empregados públicos. Como resultados, a resiliência no trabalho é uma consequente da percepção das práticas de envolvimento e possui a identidade organizacional como variável mediadora na relação. Esta pesquisa avança ao se debruçar sobre um modelo ainda inexplorado na literatura científica e aponta para a necessidade de um conjunto de práticas de envolvimento bem desenvolvidas, na medida em que influenciam a identidade organizacional dos trabalhadores, de forma a impactar positivamente sua resiliência.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.