MODELAGEM DEA NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA
DOI :
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2006V5N2ART70Mots-clés :
Preço de venda, DEA, Eficiência, Programação matemática, Benchmarking.Résumé
A formação do preço de venda é abordada nos cursos de economia e de administração, sob visões separadas. Discute-se, num primeiro momento, o fato de essas visões serem complementares em alguns aspectos e em outros abordarem a mesma questão com linguagens diferentes, porém conceitualmente parecidas. Além disso, procura-se propor uma nova abordagem com base em análise envoltória de dados (DEA), que pressupõe uma dinâmica competitiva e uma decisão de consumo racional. Assim, este estudo tem como objetivo discutir a formação dos preços de venda, verificando as abordagens tradicionais (da teoria econômica, da contabilidade de custos e do marketing), e propor uma nova metodologia baseada em programação matemática. Para alcançar esses objetivos, faz-se uma revisão bibliográfica dos assuntos formação do preço de venda e DEA e discute-se a modelagem proposta através de um exemplo ilustrativo.Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.