O PRISMA DA INTERNACIONALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
DOI :
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2006V5N3ART79Mots-clés :
Internacionalização de empresas, Teorias econômicas da internacionalização, Teorias comportamentais da internacionalização, Estratégia organizacional.Résumé
O prisma da internacionalização é um modelo para as empresas avaliarem e decidirem o melhor modo de entrada e operacionalização de suas atividades no estrangeiro. Whitelock (2002) sugere um modelo que incorpore os elementos-chave das várias teorias, para explicar de uma maneira mais realista a internacionalização das empresas. São consideradas as seguintes teorias para compor o prisma: teoria da internalização; teoria dos custos de transação; teoria do paradigma eclético; teoria da organização industrial; teoria do ciclo de vida do produto; teoria da vantagem competitiva; teoria da escola de Uppsala; teoria das redes industrias; e a teoria da born globals. Este artigo mostra como a perspectiva do prisma pode ser operacionalizada pelas empresas para uma melhor implementação das estratégias de internacionalização.Téléchargements
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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