CONHECIMENTO EM ORGANIZAÇÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA INSTITUCIONAL
Résumé
Este artigo teve por objetivo propor uma nova tipologia para estudos sobre o conceito de conhecimento em organizações e demonstrar como o trabalho institucional influencia a sua difusão. Assim, um modelo teórico envolvendo as microfundações da institucionalização foi desenvolvido para investigar essa temática, a partir do trabalho institucional de empresas em Arranjos Produtivos Locais (APLs). A pesquisa se caracterizou como mista multimétodos, que utilizou um questionário estruturado aplicado a uma amostra de 96 empresas, construído a partir de documentos e de 17 entrevistas semiestruturadas realizadas com dirigentes de entidades de três APLs localizados nas cidades de Arapongas, Imbituva e Londrina, no Paraná, entre 2012 e 2013. Os resultados demonstraram que o trabalho institucional influenciou o conhecimento difundido nos três APLs investigados, validando quatro das cinco hipóteses propostas pelo estudo. Deste modo, a pesquisa identificou processos pelos quais formas específicas de conhecimento vêm à tona, validando o modelo para ser utilizado em pesquisas futuras.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.