IMPACTO DA AMBIDESTRIA ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO DOS HOSPITAIS BRASILEIROS
Résumé
O estudo investiga a influência da Turbulência de Mercado e da Ambidestria Organizacional no Desempenho de hospitais privados no Brasil, antes e durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa é do tipo explicativa, realizada por meio de modelagem equações estruturais, em uma amostra total de 85 hospitais no Brasil. Os resultados mostraram que a Turbulência de Mercado impactou positivamente a exploitation e a exploration dos hospitais pesquisados nos dois períodos estudados. Antes da Pandemia, o desempenho dos hospitais foi influenciado pelas habilidades de exploitation e de exploration. Por outro lado, durante a Pandemia, somente a exploration impactou o desempenho. Os hospitais tiveram que aprender e se adaptar, quase que instantaneamente, a todo um novo cenário de recomendações e parâmetros nacionais e internacionais para receber e tratar pacientes com o Coronavírus. Entretanto, verificou-se que o constructo da ambidestria organizacional afetou com forças semelhantes os desempenhos dos hospitais em 2019 e em 2020.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.