PROVENTOS – A TEORIA DA SINALIZAÇÃO: VARIAÇÕES DE MERCADO
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2011V10N4ART1006Palavras-chave:
Volatilidade. Política de dividendos. Teoria da sinalização. Dividendos.Resumo
Esse trabalho testou a teoria da sinalização, por meio das notícias transmitidas aos investidores, referentes ao anúncio da distribuição de proventos, de 1998 a 2006, para as ações integrantes do Ibovespa, de janeiro a abril de 2006. Foram efetuados cálculos para verifi car a presença de retornos anormais, nas datas de anúncio da distribuição dos proventos. Foram realizados, também, testes adicionais nos dias próximos às datas de anúncio, numa janela de 11 dias, incluindo a data da divulgação do pagamento dos proventos, para buscar vazamento de informações e para verifi car a possibilidade de arbitragem na janela em estudo. Os testes realizados consideraram a presença de retornos anormais e acumulados, quando o mercado estava operando em níveis diferentes de volatilidade e de sentido de mercado, procurando verifi car se os investidores interpretaram e penalizaram o pagamento de dividendos de maneira simétrica às variações do mercado. Os resultados mostraram que os investidores reagem ao receber as informações.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.