UMA POSSÍVEL RELAÇÃO ENTRE TRABALHO EM EQUIPE E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2011V10N4ART1008Palavras-chave:
Trabalho em Equipe. Gestão com Pessoas. Aprendizagem Organizacional.Resumo
O artigo tem por objetivo divulgar o resultado de pesquisa realizada sobre os aspectos que envolvem o trabalho em equipe e aprendizagem organizacional. Na pesquisa, o objetivo geral foi o de analisar as estratégias utilizadas pela gestão com pessoas, para incentivar o trabalho em equipe, visando a alcançar êxito no processo de aprendizagem no contexto organizacional. Teve como problema a seguinte questão: quais estratégias são utilizadas pela gestão com pessoas para incentivar o trabalho em equipe, visando ao êxito na aprendizagem organizacional? Para o desenvolvimento da pesquisa, recorreu-se ao estudo na empresa BETA S/A, do setor siderúrgico, que resolveu implantar o trabalho em equipe. Nesse sentido, houve a oportunidade de pesquisarmos os desdobramentos da prática e suas decorrências sob a ótica dos empregados dos diversos segmentos. Dentro do estudo, foram realizadas 39 entrevistas com líderes e subordinados. Quanto aos resultados, inicialmente, aferiu-se que, apesar de a doutrina defender um panorama inovador e estratégico para a área de RH, considerando suas transformações para a valorização do profi ssional, como alternativa para alcançar melhores resultados nas organizações, identifi camos que a prática do trabalho em equipe demanda aprofundamento no estudo de suas iniciativas e consequências, sendo, inclusive, de difícil aplicação em qualquer meio organizacional, por razões que fi cam evidentes no decorrer da análise dos dados da pesquisa.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.